Não sabia, mas existe uma santa protetora das mulheres com câncer de mama: Santa Ágata, que também é a padroeira dos mastologistas. E o nome Ágata era um dos pseudônimos da minha avó Luizinha Lima, que era poetiza.
Mas uma coincidência me deixou arrepiada: o dia dedicado à Santa Ágata, também Dia da Mamografia, é 5 de fevereiro, exatamente o dia em que realizei minha cirurgia de quadrantectomia.
Um pouco da (chocante) História de Santa Ágata - Ela era uma bela jovem senhora nascida na Catânia, Itália. O cônsul Quitilhiano tentou persuadi-la para que fosse sua esposa. Ao recusar-se, para defender sua pureza e castidade, foi amarrada a uma árvore e teve suas mamas amputadas a ferro quente. Conta-se que na manhã seguinte recebeu a visita de São Pedro e de um anjo que lhe reconstituíram as mamas. Quando o cônsul soube, mandou queimá-la. Um ano após sua morte, o vulcão Etna entrou em erupção e diz-se que o véu funerário de Ágata salvou a cidade de Catânia. Foi elevada a Santa e hoje é a padroeira da mastologia e das pacientes de câncer mamário. Seu dia, 5 de fevereiro, é tido, desde 2009, como o dia nacional da mamografia.
Algumas das imagens disponíveis na internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário