Total de visualizações de página

domingo, 15 de maio de 2011

Santa Ágata, mais uma descoberta no Google

Não sabia, mas existe uma santa protetora das mulheres com câncer de mama: Santa Ágata, que também é a padroeira dos mastologistas. E o nome Ágata era um dos pseudônimos da minha avó Luizinha Lima, que era poetiza.
Mas uma coincidência me deixou arrepiada: o dia dedicado à Santa Ágata, também Dia da Mamografia, é 5 de fevereiro, exatamente o dia em que realizei minha cirurgia de quadrantectomia.

Um pouco da (chocante) História de Santa Ágata - Ela era uma bela jovem senhora nascida na Catânia, Itália. O cônsul Quitilhiano tentou persuadi-la para que fosse sua esposa. Ao recusar-se, para defender sua pureza e castidade, foi amarrada a uma árvore e teve suas mamas amputadas a ferro quente. Conta-se que na manhã seguinte recebeu a visita de São Pedro e de um anjo que lhe reconstituíram as mamas. Quando o cônsul soube, mandou queimá-la. Um ano após sua morte, o vulcão Etna entrou em erupção e diz-se que o véu funerário de Ágata salvou a cidade de Catânia. Foi elevada a Santa e hoje é a padroeira da mastologia e das pacientes de câncer mamário. Seu dia, 5 de fevereiro, é tido, desde 2009, como o dia nacional da mamografia.


     
 Algumas das imagens disponíveis na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário