Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Consultório médico: o que é quimioterapia?

É um dos principais tratamentos para combater o câncer. Ela interfere nas células anormais do câncer, impedindo o seu crescimento e multiplicação desordenados.
Os medicamentos, em sua maioria, são aplicados na veia, podendo, também, ser por via oral, intramuscular subcutânea, tópica e intratecal (no canal raquideano – modo usado apenas caso não haja outras vias disponíveis, por ser muito doloroso).
Esses medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor, impedindo que se espalhem pelo corpo e aliviando os sintomas causados pelo desenvolvimento do tumor.
A quimioterapia - ou QT - pode ser indicada antes ou após uma cirurgia ou, ainda, isoladamente, sem que haja indicação cirúrgica. Pode, ainda, ser feita em conjunto com outro tipo de tratamento, como a radioterapia. A indicação do tipo de tratamento a ser feito depende de vários fatores, como o tipo de tumor, localização e estágio da doença.

Reações da quimioterapia
As drogas quimioterápicas têm a vantagem de se distribuir por todos os locais do corpo, atingindo todas as células que estão com problemas. Mas células normais também são atingidas, podendo provocar os chamados efeitos colaterais.

Estes efeitos não são obrigatoriamente apresentados por todas as pessoas, dependem tanto do tipo de drogas utilizadas quanto da forma que o organismo responde ao tratamento. Assim, alguns pacientes podem apresentar efeitos colaterais mais severos enquanto outros podem não apresentar sintoma algum. O médico deve ser informado sobre os sintomas apresentados e seu tempo de duração. A maioria desses sintomas desaparece à medida que o paciente vai se distanciando do final das últimas sessões.


Fonte: vários sites sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário