Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Eu não morri!

Postagem (MUUUUIIITO) atrasada - Parte 3
fevereiro/2011

Falando sobre o IMEB e o dr. Renato Barra no post anterior, me lembrei de uma passagem ótima, que ainda não tinha contado aqui.
Pra marcar aquele “examezinho safado de doído”, a LINFOCINTILOGRAFIA (exame pra localizar o linfonodo sentinela durante a cirurgia), foi preciso passar, antes do dia do exame/cirurgia, pelo médico do IMEB, onde eu faria a aplicação do contraste no dia da cirurgia. O exame sempre é acompanhado pelo médico nuclear da clínica que, inclusive, leva o aparelho pra operação. Já contei tudo isso nos posts de fevereiro.

Bem, mas foi quando conheci o dr. Renato.
Ele fez a “entrevista”, todo atencioso e interessado em saber tudo sobre o meu caso. Me senti tão segura que abri o jogo com ele, falando sobre um assunto que não tinha conversado com ninguém, até então! Vamos ao diálogo, quase surrealista...

- É o seguinte, dr. Renato, tô morrendo de medo de morrer na cirurgia. Pronto, falei!
- Caaallllma, Margareth! É tudo muito seguro.
- Anestesia geral... isso tá me tirando o sono!
- Não tem com o que se preocupar, você vai estar num ótimo hospital, com toda a segurança de um centro cirúrgico completo.
- Mas eu tenho medo de ter alguma coisa enquanto estiver anestesiada.
- Você vai estar sendo monitorada o tempo todo.
- E se eu não conseguir respirar, perder a respiração por algum motivo? Affeee... penso nisso e já fico sem ar...
- Não existe esse risco. Você vai estar entubada.
- ENTUBADA?????????? EU??????????? Meu Deus! Agora que fiquei mais nervosa ainda. Só de imaginar o tubo dentro na minha garganta... Não vou aguentar isso! Pensei que fosse aquele caninho que fica no nariz, mas sem invasão, entende? Ai, ai, ai...
- Calma! Você não vai sentir nada, lembre-se que estará anestesiada.
- Você vai estar lá pra acompanhar o exame do “sentinela” na hora da cirurgia?
- Talvez. Não sei se será meu plantão nesse dia. Mas qualquer que seja o médico do IMEB, você vai estar bem assistida.
- Então, por favor, se for você ou seja lá quem for, dê a recomendação: NÃO DEIXE ME ENTUBAREM ANTES DE TEREM CERTEZA ABSOLUTA DE QUE EU TÔ ANESTESIADA, ok? Se não, não vai dar certo.
- Fica tranquila! Esse é um procedimento normal.
- Tá! Eu só não quero morrer por falta de ar ou por causa do cano na minha garganta, ok?

Muito bem. A cirurgia transcorreu, também como já relatado aqui, sem grandes problemas (tirando uma leve arritmia que assustou um pouco os médicos). Fui reencontrar o dr. Renato cerca de 15 dias depois, quando fui fazer um outro exame. E um novo diálogo “salvadordalístico” aconteceu quando eu o vi...
- Dr. Renato, dr. Renato! Lembra de mim?
- Claro! Como é que você tá?
- Dr. Renato, EU NÃO MORRI!

Preciso escrever mais alguma coisa, ou dá pra imaginar a cara dele e dos pacientes que estavam na sala de espera? A Beth, que estava comigo, deu muita risada, apesar do mico.


Renato, em palestra na Mútua sobre prevenção do câncer de mama, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher (se não leu, leia aqui esse post)



"Como um pássaro cantando na chuva, deixe memórias agradáveis sobreviverem em tempos de tristeza." - Robert Louis Stevenson (do site Inana)

6 comentários:

  1. Melhor que falar: "Pronto, morri!" Sabe qual é?
    Hahahha Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Meeeeeeeeeeeeeeeeeg! Até que enfim estou conhecendo este blog! Aliás, parabéns! Muito divertido (assim como vc!) e interativo. Agora, vou ter que sentar a b... na cadeira e passar o fim de semana lendo seus posts do começo ao fim. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. É isso ai Meg.Resposta certinha,gostei.beijos

    ResponderExcluir
  4. A vontade que dá e de imprimir e levar comigo pros meus médicos verem que eu não sou a unica!
    rsrsrsrs
    Eu falo assim mesmo com meus medicos , rsrsrs
    Obrigada viu!
    Os seus relatoa ajudam d+!
    Vc relatando tudinho tim tim por tim tim, a Nanda também... isso ajuda muito!
    A minha 1ª ida ao onco é só no dia 9, ainda não sei como será.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. que bom saber que tu não morreu!!!!! hihihi

    ResponderExcluir
  6. MEG querida, finalmente estou lendo seus textos. não li todo, é claro, porque, voce sbe, sou um homem MUITOOO ocupado...rs.. gosto disso. voce faz parte, talvez sem perceber, de um novo grupo que encara seus tumores sem temores. assustada, claro, mas, confiante. Veja outr exemplo: Gianechini todo faceiro mesmo careca (essa cara não fica feio nunca? grrrrr). Sabia que há aqui em sampa um concurso da mais bela mulher com cancer? elas desilam suas carecas com um sorriso no rosto que transmite alegria. é preciso que novos exemplos surjam melhorando o estado de espirito dos pacientes, eliminando o temor de que fiquem espiritos. No começo do texto fiquei preocupado com seu encontro com o médico, dr Renato e quando voce disse que decidiu abri... o jogo com ele (sou ciumento, voce sabe)... Seria interessane divulgar seu blog pelo google a fim de muito mais gente tome conhecimento dele e até conte suas histórias. para finalizar, voce teve mais sorte que eu. seu médico lhe deu confiança quando voce estava preocupada em morrer (E NÂO MORREU). Eu, ao contrario, recebi do meu médico a confirmaçãode que vou morrer.. um dia, clro, em que ano, em que seculo, isso ele não disse. mas foi rigoroso comigo: voce não vai ficar para semente....rs..um beijo no seu coração wanderley midei

    ResponderExcluir