Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Imprensa: Inca renova recomendações para tratamento do câncer de mama no país

Fonte: Jornal do Brasil
31/10/11


O Instituto Nacional de Câncer (Inca) anuncia hoje sete recomendações para controle da mortalidade do câncer de mama que complementam as lançadas em 2010, por ocasião do Outubro Rosa. O lançamento ocorre hoje durante o evento “Inca no Outubro Rosa: fortalecendo laços para o controle do câncer de mama”.
As recomendações lançadas em 2010 foram focadas em ações e prevenção, detecção precoce e informação de qualidade. As recomendações de 2011 representam um avanço porque adicionam às anteriores, novas recomendações focadas no tratamento das mulheres com tumores malignos de mama. Ambas não têm força de lei, mas se forem seguidas pela sociedade brasileira, têm potencial para reduzir a mortalidade decorrente do câncer de mama no Brasil, além de garantir uma melhora na qualidade de vida de mulheres com a doença. 
O anúncio das recomendações, ação pioneira do Inca, ampliou as discussões sobre o tema em todo o país e contribuiu para impulsionar a mobilização dos movimentos organizados de mulheres. Medidas como essas fortalecem políticas públicas e contribuem para o controle do câncer de mama no país.
O câncer de mama hoje é o responsável pelo óbito de 12 mil mulheres por ano. É o tumor que mais mata a população feminina em todo o país, com exceção da Região Norte. Por isso, o Inca pretende reunir especialistas brasileiros, gestores, pesquisadores, ONGs e profissionais de saúde para discutir políticas públicas e o papel da sociedade no controle da doença. 
“O objetivo do Inca no Outubro Rosa é contribuir com informação de qualidade para a sociedade sobre a doença. Esperamos que, por meio desse amplo debate, essas recomendações possam ser incorporadas na atenção às mulheres”, afirmou o diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini.
Segundo publicação lançada pelo Inca “Estimativas - Incidência de Câncer no Brasil 2010-2011”, o país terá 500 mil novos casos de câncer por ano. Desse total, 49.240 mil são relativos aos tumores de mama. As maiores taxas estimadas da ocorrência deste câncer estão nos estados do: Rio de Janeiro, 88,3 casos de câncer de mama por cada cem mil mulheres; Rio Grande do Sul, 81,57, por cem mil; Paraná, 54,46, por cem mil; e em São Paulo, 68,04 por cem mil. 


Clique aqui e confira as sete recomendações do INCA para o tratamento do câncer de mama no país.

Um comentário:

  1. Meg...
    Também assisti a reportagem e fiquei bastante feliz em saber que estão ampliando os olhares para uma questão tão importante: A PREVENÇÃO O DIAGNÓSTICO PRECOCE.
    Fique com Deus
    Beijos

    ResponderExcluir