Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Radioterapia: tudo o que você sempre quis saber e nunca teve coragem de perguntar

Início da rádio: 29/06/11 - 4ª feira
Já bastante atrasada (o que, partindo de mim, é MUITO estranho...), agora, a partir deste post e nos próximos, vou falar sobre radioterapia, pelo menos o que eu vi, vivi e aprendi. Certamente, tem muito mais coisas, que não estarão aqui.
Quando comecei a fuçar no Google no começo deste ano, procurando imagens de radioterapia, encontrei pouca coisa, principalmente quanto a imagens representativas e que me dessem uma real ideia de como eram as sessões de RT, a forma de aplicação, tempo de duração de cada aplicação, como ficava a pele e outras curiosidades. Foi quando descobri minha, desde então, amiga Amanda (“Diário Câncer de Mama”), que havia postado fotos suas mostrando o efeito das aplicações. Hoje se encontram mais coisas na net, mas achei que seria interessante detalhar um pouco mais, a partir da minha experiência. Por isso, além da entrevista com o meu querido radioterapeuta André Rêgo, gravei o que foi possível dessa fase, pra que as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de saber como é, conhecerem o processo.
Diga 33! Isso: 33 sessões
Na primeira consulta já fiquei sabendo que seriam 33 sessões: 28 "normais" e outras cinco de "reforço". Também descobri que receberia radiação na chamada “fossa supra clavicular”, ou seja, uma parte do pescoço onde há estruturas linfáticas e onde podem ocorrer metástases ou micrometástases. O procedimento, no meu caso, segundo o dr. André, foi preventivo.
Estruturas linfáticas axilares e na fossa supra-clavicular
O que aconteceu depois da tomografia e Raios X
Lembram-se, ne? Eu fiz a tomografia e fui marcada com canetinha azul. Quando voltei de Sampa, a cor e os locais das marquinhas mudaram. Eu recebi “xizinhos”, “cruzinhas”, “listinhas” e anotações verdes pelo corpo.
 

Algumas das marcas

Essas marquinhas indicavam onde eu deveria me posicionar no momento da aplicação. O posicionamento da máquina, tempo e locais de aplicação são definidos por complexos estudos realizados por médicos, físicos e técnicos. No momento da aplicação, o paciente fica deitado e imóvel na mesa do aparelho - respirando normalmente - e cada área a ser tratada recebe a radiação, cada uma por cerca de até dois minutos. A dose administrada é absolutamente precisa.
Apenas o paciente permanece na sala, que tem isolamento especial. Os técnicos iniciam a aplicação numa sala anexa, monitorando tudo por um circuito interno de TV.
Aqui, o técnico radioterapeuta Marcos

A seguir, posto entrevista com o dr. André Rêgo, médico radioterapeuta do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, responsável por essa fase do meu tratamento. Tudo beeeem explicadinho!
Em breve, disponibilizo um vídeo bastante ilustrativo de como é aplicada a radioterapia, passo a passo. A paciente, claro, sou eu.
E, na sequência, vou contando mais um pouco sobre o tratamento com radioterapia.


"Que eu não perca a beleza e a alegria de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma." - Chico Xavier

2 comentários:

  1. MEG,

    Se puder acessar o o BLOG:

    http://minhalutacontraocancerdemama.blogspot.com/

    Conheça um pouco mais sobre a história da minha PRIMA Tatiane, que aos 30 anos, descobriu recentemente que esta com câncer de mama.

    Vale a pena dar uma olhada, divulgar aos amigos e deixar mensagens de incentivo pois ela esta precisando.

    Muito Obrigada!

    Daniela Santos

    ResponderExcluir
  2. Olá vim te conhecer e gostei de seu blog, assim como você também to na luta, já passei por essas etapas e agora estou tomando tamoxifeno e com o ca em remissiva. Que vc tenha muita força e fé! Um grande abraço!

    ResponderExcluir