Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Matricaria chamomilla - mas pode chamar de “bendita camomila”!

A radioterapia e a camomila







As flores da camomila são bastante parecidas com a margarida e o aroma doce é parecido com o da maçã
As compressas com chá de camomila aliviam muito a região tratada com radioterapia. Elas podem ser feitas com o chá de saquinho (dois ou três pra cada litro), mas o chá com a flor de camomila (vendida a granel ou em pacotinhos a partir de 50g) é mais forte, portanto, melhor. Ganhei um montão da minha “irmiga” Cacá, de Sampa, que tinha um bom estoque.
Como eu fazia: três colheres de sopa (e mais um pouquinho) de flor de camomila pra mais ou menos um litro e meio de água fervente. Deixava algumas horas pra “apurar” (tipo, de um dia pro outro). Coava e deixava em temperatura ambiente. Colocava num recipiente a quantidade necessária pra embebedar uma toalha de rosto, tirava o excesso e colocava a toalha diretamente no peito, axila e pescoço (eu fiz radiação também na chamada “fossa supra-clavicular”, conforme já dito na entrevista com dr. André Rego). Ficava com a compressa por cerca de 15 minutos, molhando de novo a toalha aos sete minutos, mais ou menos. O ideal é fazer a compressa pelo menos duas vezes por dia. Ah! Depois de pronto, use o chá em, no máximo, dois dias - depois disso ele fica meio turvo.
Use a toalha apenas pra isso e lave sempre depois de usar. Ela vai ficar bem amarelada, viu? E depois que terminar a rádio, você não vai querer tomar nem sentir o “marcante perfume” da camomila por um bom tempo...
A super-poderosa camomila
Apesar do “porre” de camomila experimentado (ainda que na pele), saiba que essa erva é ótima pra várias situações, especialmente, pelo seu poder calmante, por aliviar dores, combater problemas do sistema digestivo e contra insônia, também colocando-se flores secas no travesseiro. É uma das ervas mais antigas que a humanidade tem utilizado. Abaixo, um resumo extraído do livreto “Alimentos poderosos”.
A camomila (matricaria chamomilla) é uma erva famosa pelo seu poder sedativo e aroma intenso. Seu chá é eficiente em situações de ansiedade, irritabilidade, insônia, tensão e depressão leve, aliviando os sintomas. Quando tomado à noite, proporciona um sono calmo e, se tomado durante o dia, auxilia na prática de atividades sem o estresse rotineiro.
Essa erva também ajuda a resolver problemas do sistema digestivo, como inflamações na mucosa gastrointestinal, azia, gases e alivia tanto a prisão de ventre quanto a diarréia, pois regula o intestino. São usadas as folhas e flores secas da planta. Os chás também são recomendados para bebês e crianças, pois tratam as cólicas tão comuns nessa fase da vida. Indicada, também, para combater cólicas menstruais, a camomila alivia as dores porque é anti-inflamatória e analgésica.

Sentindo na pele
O chá pode ser usado externamente, favorecendo também a beleza, pois trata de problemas de pele, olheiras, terçol e acne, entre outros, pois alivia as irritações e possui ação antisséptica. Para olheiras e olhos inchados, utilize compressas do chá bem gelado. Já para infecções, como terçol e conjuntivite, as compressas devem ser mornas, para estimular a liberação do pus, que causa a inflamação.
Gelado, o chá de camomila tem efeito anti-inflamatório e, por isso, é benéfico para pele irritada e pode ser usado após a depilação, evitando infecções nos poros. Em regiões pequenas, como no buço e virilha, aplique o saquinho do chá gelado e deixe por alguns minutos. Em regiões maiores, aplique com um pano limpo sobre a área por 10 ou 15 minutos.
Curiosidade: dizem que a camomila dá muita sorte e ajuda a atrair dinheiro, por isso, antigamente, os jogadores costumavam lavar suas mãos com chá de camomila antes de jogos importantes.
* Já tô quase arrependida de ter dado os dez pacotinhos de flor de camomila que sobraram depois da rádio...


"O tempo é o melhor autor. Sempre encontra um final perfeito." - Citação de Charlie Chaplin no filme Luzes da Ribalta

5 comentários:

  1. vc fez isso mesmo?
    funcionou mesmo, jura?

    Vim te desejar um feliz ano novo!!!
    Que 2012 seja um ano maravilhoso p vc!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei, Manú!
    Obrigada, querida!
    Vc vai ver como o tudo vai passar mais depressa do q vc imagina. Logo, logo vc vai estar de volta à vida "normal". E muito melhor do q antes!
    2012 vai ser o nosso ano da virada: tudo de bom!
    Ok, agora vamos falar das compressas de chá de camomila...
    SIM! ELAS AJUDAM MUITO A PELE DURANTE A RADIOTERAPIA!!! Aliviam os efeitos e funcionam, tb, como calmante pra pele. É um alívio!
    Vc vai fazer rádio? Me avisa qdo começar. Ah! Viu a entrevista com meu médico radioterapeuta? Ele esclarece um montão de coisas.
    Bjssssss!

    ResponderExcluir
  3. Olá Meg!

    Estava atualizando meu blog sobre o tratamento, o notas, e vi seu rosto acompanhando lá. Meu nome é Izabel e tenho outros blogs, o "notas" talvez seja o mais pesado deles, pois carrega todo o estigma do câncer e não consigo deixá-lo com uma escrita suave.
    Gostei da forma como escreves sobre o assunto.

    Li a entrevista com o doutor Andrê Rêgo e gostei da forma como ele fala sobre o câncer. Ajuda a desmistificar a doença em si.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bem-vinda, Iza!
    Tb gostei muito do seu blog. Vc é sincera e trata o assunto com clareza e realismo, exatamente como vê a situação. É uma forma bastante interessante tb.
    Estamos juntas lá o FB e vamos mantendo contato, ok, querida?
    Ah! Assista, tb, as entrevistas com meus outros médicos. Assim como a q vc viu, com o dr. André Rego, são bem esclarecedoras.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog, comecei a seguir. Também enfrento um CA e tenho um blog exatamente tentando desbravar os mistérios que ninguém conta, as dificuldades que "só ouvimos falar". Meu CA é de canal anal e não achei 1 blog sequer que fale a respeito. Além de desabafar, pretendo com meu blog ajudar outras pessoas, assim como você já faz, compartilhando realidades, pensamentos e experiências que podem ser comum a muitas pessoas.

    Desejo muita saúde, sucesso e realizações para você. Beijocas.

    ResponderExcluir