Total de visualizações de página

domingo, 12 de junho de 2011

C.A. = câncer. Patologia = doença. No fim, dá no mesmo

Impressionante como o vocabulário da gente aumenta nesses tempos de “C.A.”. Até entrar nessa roda viva, a palavra mais interessante na área biomédica da qual eu me lembrava era dioxirribonucleico, aprendida nas aulas de biologia da dona Olentina, no Brasílio Machado. Agora, estou “medicinalmente” muito mais culta.
Assim, incorporei alguma coisa na linguagem e utilizo essas novas palavras com uma naturalidade que eu mesma me espanto: quadrantectomia, tumorectomia, linfonodo, linfocintilografia, metastático, mamoscopia, mamoplastia, Gama Probe, terapia adjuvante, injeção perfusional, linfadenectomia, radioisotópica, leucopenia...

Também descobri sinônimos usuais nesse campo. Médicos, enfermeiros e atendentes não costumam dizer ou escrever câncer, mas C.A. ou ainda "neoplasia". Dizem mais patologia do que doença. E cada doençazinha, ou melhor, patologiazinha, tem o seu CID (Classificação Internacional de Doenças), ou seja, um número de identificação, padronizado pela Organização Mundial de Saúde. Quer saber o meu CID? 10 C50.9. Viu como ando bem informada?
Sem contar que palavrinhas já conhecidas, mas não tão frequentes, passaram a fazer parte dos meus diálogos mais comuns, como hemoglobinas, plaquetas, leucócitos e linfócitos, entre tantas outras.

Depois dessas palavras, PETREFIOLISMO* é fichinha!

Biscoito da sorte:
Ok! Lerei mais bulas!

* Não sabe o que é "petrefiolismo"? Joga no Google! Tá bom, tá bom... eu ajudo: clique aqui.

4 comentários:

  1. Ah, ah, Meg, onde vc foi encontrar essa pérola? A Fábia é demais!

    ResponderExcluir
  2. Muito prazer Meg. Assim como você também tive CA e temos o mesmo e abençoado médico, dr. Anderson. E, foi por ele, durante a minha primeira consulta pós quimioterapia, que fiquei sabendo do seu blog. Gostei da sua alegria! Assisti ao filme contando sua história e temos coisas em comum, nossa força está na alegria de viver, na presença e apoio da família e dos amigos, e no bons médicos e profissionais que nos atendem. Definitivamente a doença, muito mesmo o tratamento, são coisas boas, mas felizmente desde que descobri o CA muitas coisas positivas aconteceram em minha vida. Sou uma pessoa abençoada!

    ResponderExcluir
  3. Ei, Salete! Muito prazer - virtual - em conhecê-la!
    E aí, gostou do blog?
    Realmente, é um baita privilégio ter o dr. Anderson como médico, né? Ele é um fofo! Super profissional e muito atencioso com seus pacientes.
    Aliás, hoje ele está tomando posse como presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, lá em Gramado. Muito legal!
    Bom, Salete, não sei se você já notou ou se já leu boa parte do blog pra ver que não temos só o mesmo "probleminha" e o mesmo oncologista em comum.
    Já sabe do que estou falando? NÃO???
    Veja nos "marcadores" (coluna da direita) e clique em "ACME"!
    Eu espero!
    .
    .
    .
    .
    Viu?
    Eu trabalho com a Helena, filha da Marta, sua super amiga. O mais curioso é que a Helena já havia comentado sobre você. Foi ela, inclusive, que me deu seu e-mail (mandei esta mensagem por e-email, também).
    Qdo estive com o dr. Anderson, na sexta-feira passada, e ele me falou de você, que trabalhava no Kubitscheck e que tinha passado o endereço do blog, não associei com a "Salete" que a Helena falava tanto...
    Mundinho pequeno, né? re re re...
    São bons sinais!
    Bem, minha nova amiga, espero que as coisas estejam caminhando dentro do esperado e que, logo, logo, a gente se encontre pra comemorarmos as nossas vitórias!
    Beijão,
    Meg

    ResponderExcluir
  4. Nossa,que legal! Sem querer vim parar aqui no seu blog,enquanto procurava alguma coisa adicional sobre neoplasias,para o meu estudo para a próxima prova de patologia.Eu adimiro tanto essa força que a MULHER tem,de lutar contra tudo!Meus parabéns pela vitória e pelo bom humor,porque no final,ele é um fármaco tão bom ou até melhor que uns compostos químicos por ai!
    Acabei encontrando algo adicional pra minha vida,foi uma boa ajuda! Beijos e sucesso,cada vez mais!

    ResponderExcluir